Considerada uma das cidades mais famosas dos Estados Unidos, Orlando é um dos destinos mais procurados pelos turistas. Seja por estar próximo a Miami, o paraíso das compras, ou por abrigar os principais parques de diversão do mundo.
Anualmente milhões de turistas desembarcam em Orlando em busca de viver aventuras e sonhos nos parques da Disney, Universal e Sea World. Mas também tem aqueles que vão para aproveitar a cidade, fazer compras e passear ao redor.
E se você está viajando para Orlando, deve ficar de olho em algumas dicas para aproveitar o melhor da cidade.
Com as dicas certas sua viagem que já seria incrível vai ser ainda mais. Pois você vai ter a oportunidade de conhecer Orlando de verdade e sem passar por certas situações que podem desanimar a sua viagem.
Moeda: dolar
Fuso horário: 01 horas atrás do Brasil.
Visto: é necessário ter visto emitido pelo Consulado do Americano para entrar no país.
Para dirigir: carteira de habilitação válida em até 06 meses antes do vencimento, permitido até 30 dias a entrada no país.
Língua: inglês.
Higiene e segurança: são pontos altos do país. As cidades de modo geral e a comida são limpíssimas. Dá para comer em qualquer lugar sem receio de ter uma infecção intestinal. E quanto à segurança o país é impecável. Você pode entrar num taxi e relaxar, pois sabe que o motorista tem grande chance de ser honesto. Claro que há exceções em qualquer lugar do mundo.
Chegando em Orlando, vamos no MCO!!!
O Aeroporto Internacional de Orlando (MCO) está a cerca de 20km de Downtown Orlando e da área da International Drive; seu acesso pode ser feito com carro, transporte público, táxis e shuttles. Quem se hospeda na Disney poderá utilizar o Disney's Magical Express Service, um ônibus que transporta os hóspedes do complexo entre o hotel e o aeroporto gratuitamente. Temos vários opções de voos (direto ou com escala) saindo das principais cidades do Brasil para Orlando – a viagem dura cerca de oito horas e meia.
Voos diretos para Orlando: a TAM tem voos diretos para Orlando saindo de: Guarulhos (SP), Confins (MG), Galeão (RJ), Brasília (DF), Manaus (AM), Fortaleza (CE), Belém (PA). A Gol tem voos diretos partindo de Guarulhos (SP) e Galeão (RJ), com escala ou conexão em Santo Domingo. American Airlines tem voos saindo dos aeroportos de Guarulhos (SP), Galeão (RJ), Brasília (DF), Manaus (AM), Salvador (BA), Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR). Em dezembro de 2014, a Azul deve ter voos para Orlando.
Voos com escala ou conexão: Aerolíneas Argentinas (conexão em Buenos Aires), Aeroméxico (conexão na Cidade do México), Avianca (conexão em Bogotá), Air Canada, Copa (conexão na Cidade do Panamá), Delta (conexão normalmente em Atlanta), LAN (conexão em Lima ou Bogotá) e United.
Uma maneira alternativa para chegar a Orlando é utilizar o Aeroporto Internacional de Tampa, que está a cerca de 130km da cidade. É comum que as pessoas utilizem o aeroporto de Tampa quando desejam chegar a Orlando, pois o trajeto é facilmente feito por terra, já que as estradas da Flórida são ótimas.
Outras alternativas bem mais distante do que Tampa são as cidades de Miami e Fort Lauderdale, cujos aeroportos internacionais muitas vezes servem de acesso para quem quer conhecer Orlando. É natural as pessoas viajarem para os Estados Unidos e incluírem Miami e Orlando em seu roteiro de viagem; nesse caso, pode valer a pena utilizar um aeroporto mais distante como alternativa.
O Miami International Airport está a cerca de 370km de Orlando e o do Fort Lauderdale-Hollywood International Airport, a 350km. Fique atento ao peso da bagagem. Nos voos do Brasil aos Estados Unidos (e vice-versa), o limite de bagagem é de duas malas com 23 kg cada uma por passageiro. Se despachar mais que isso, você tem que pagar pelo excesso.
Também terá gastos extras se planeja fazer voos domésticos durante a viagem: as companhias americanas cobram pelas malas despachadas nesses trajetos (regra de agora já está válida no Brasil), mas a regra não vale quando se trata de uma conexão internacional.
Passaporte e visto
Para entrada nos EUA é necessário ter o visto de turista (veja nesse link o post sobre o processo de retirada do visto americano) e estar com o passaporte com no mínimo 06 meses válido antes de expirar.
O processo de imigração foi bem rápido e tranquilo, o agente alfandegário fez somente algumas perguntas sobre quanto tempo iriamos ficar, onde iriamos ficar, quantos dias, objetivo da viagem e quanto de dinheiro estávamos levando, no final ele confirma, coleta as impressões digitais e libera a entrada.
Uma dica na imigração, não fiquem usando celular, só responda o que for perguntado e seja o mais claro possível sem enrolações, em hipótese nenhuma pense em mentir para o agente da alfândega. Caso ele suspeite de alguma ilegalidade ele pode te levar para um interrogatório mais criterioso na salinha, dependendo pode ter até seu visto retido e sua entrada no pais bloqueada.
Clima e temperatura
Orlando é uma cidade conhecida pelo calor, mas seu inverno pode ser friozinho também. A média anual de temperatura da cidade é de 23ºC. O verão é mais chuvoso, enquanto o inverno é mais seco. Vale lembrar que, por estar no hemisfério norte, quando é verão no Brasil, é inverno nos Estados Unidos, e vice-versa.
O inverno em Orlando apresenta médias em torno dos 17ºC e essa é também uma época com menos chuva. Há dias de inverno que são quentes de verdade, mas há também aqueles que são frios e pedem um casaco quentinho. Se você planeja conhecer os parques aquáticos, viajar em meses como janeiro e fevereiro não é uma boa ideia - além disso, é uma época em que podem fazer reparos em atrações com água. Janeiro é o mês mais frio, com média de 15ºC. Viajando no inverno, leve um casaco na mala!
O verão tem médias de 28ºC e é a estação mais chuvosa do ano. Os meses com mais chuva em Orlando são junho, julho, agosto e setembro e são também os mais quentes, ideais para se refrescar nos parques aquáticos e tomar todos os sorvetes a que você tem direito. Julho e agosto são os meses mais quentes, com temperaturas que ultrapassam os 30ºC, facilmente. Quem viaja nessa época deve levar roupas leves na mala
Atenção: A Flórida faz parte da rotas de furacões, cuja temporada compreende o período entre 1º de junho e 30 de novembro. Viajar nesse período, entretanto, não significa que haverá um furacão, mas há o risco.
Locomovendo-se por Orlando? De que forma?
Orlando não é a melhor das cidades para depender do transporte público; a verdade é que alugar um carro deixa tudo mais prático, afinal, os pontos de interesse que os turistas frequentam ficam espalhados e distantes uns dos outros. As vias da cidade são muito boas, mas um GPS é bem-vindo para ajudar quem é de fora a se locomover.
Quem não quer alugar um carro tem uma opção muito simples: hospedar-se em um hotel que pertença aos complexos da Universal ou da Disney. A Disney tem muitos hotéis e a Universal tem alguns poucos - o importante é que, hospedando-se em um dos hotéis desses grupos de entretenimento, o transporte entre o hotel e os parques pode ser feito em ônibus gratuitos. É uma forma fácil e prática para se locomover.
Nem tudo está perdido para quem não tem carro em Orlando. Dependendo do tempo e do objetivo das pessoas na viagem, ele não será primordial. Nesse caso, aposte nos shuttles que levam aos parques (vários hotéis oferecem o shuttle de forma gratuita), em corridas de táxi nos deslocamentos menores e nos trolleys. Utilize os trolleys na área da International Drive, pois ele passa por diversos locais que interessam aos turistas.
Aluguel de carro – Alugar um veículo é uma alternativa prática e confortável para circular por uma cidade como Orlando, em que as atrações ficam distantes umas das outras. Só não vale a pena se você tiver adquirido um pacote que inclui todos os traslados dentro da cidade (para parques, shoppings e quaisquer outros passeios), ou se estiver hospedado dentro da Disney e quiser resumir sua programação às atrações do complexo – que disponibiliza transporte gratuito para hóspedes, dentro de sua área, em ônibus, barco e monorail.
Ao colocar os gastos de transporte na ponta do lápis, lembre-se de que vai pagar estacionamento nos parques. Normalmente, a carteira de motorista brasileira é aceita nas locadoras de automóveis e pelos guardas rodoviários. Antes de fechar o aluguel, verifique se a locadora tem algum tipo de parceria com a companhia aérea na qual você comprou a passagem: algumas parcerias garantem descontos em tarifas all inclusive (com impostos).
Ônibus – É possível circular de ônibus por Orlando e seus arredores com veículos da Lynx (golynx.com), que tem mais de 60 linhas. Seus pontos têm sempre o desenho de um ônibus cor-de-rosa ou da pata de um animal. O site da empresa contém informações sobre as linhas e as paradas, além de horários previstos de chegada a cada uma delas.
I-Ride Trollet – É uma jardineira que circula pela International Drive e o Universal Boulevard das 8h às 22h30, passando por parques, restaurantes, museus e supermercados. Trata-se de um meio de transporte econômico que também proporciona uma espécie de city tour e ajuda você a se localizar nessa região da cidade. Os bilhetes podem ser adquiridos em mais de 100 pontos de venda. Consulte o site www.iridetrolley.com para achar o mais próximo.
Táxi – Não é uma alternativa lá muito econômica, por isso é aconselhável apelar para esse meio de transporte apenas para quebrar o galho em um ou outro deslocamento.
Onde se hospedar
Orlando é uma cidade que vive do turismo e oferece acomodações para todos os gostos e bolsos. Há muitas ofertas de quartos baratos e confortáveis na cidade e não será difícil encontrar opções que se ajustem às suas necessidades, pois a variedade de hotéis é enorme! Os quartos em Orlando costumam ser bem espaçosos - em alguns cabe a famiília toda e há cozinha -, mas nem sempre são quartos novos, então vale ficar de olho nas fotos.
As principais áreas para se hospedar em Orlando (e região) são: International Drive, Resorts Disney, Resorts Universal, Lake Buena Vista e Kissimmee. Todas as áreas têm seus prós e contras; confira abaixo suas características.
International Drive - A International Drive é uma via de Orlando que concentra hotéis de diversas cadeias e muito comércio. Com certeza, é um dos melhores lugares para se hospedar porque tem localização excelente, uma variedade de acomodações incrível e bons preços. Alguns hotéis dessa região oferecem transporte gratuito para os parques. Como a I-Drive é grande, ela tem um trecho sul e um trecho norte. Você pode escolher tanto um hotel que fique próximo à Universal, aos Premium Outlets da I-Drive ou ao Mall at Millenia (I-Drive North) como pode escolher um que esteja na área sul da I-Drive, perto de Sea World, Aquatica, restaurantes e supermercados - e da Disney. Há um transporte público que cruza a I-Drive, mas o mais confortável para quem se hospeda nessa área é alugar um carro, que dará liberdade para ir a qualquer lugar. Quem se hospeda aqui também pode fazer algumas coisas caminhando, já que ao longo de toda a International Drive há muito comércio, farmácias, bares e restaurantes. Aqui estão hotéis como Hyatt Regency Orlando, Sheraton Vistana Village Resort, Hilton Garden Inn Orlando I-Drive North e La Quinta Inn Orlando, que oferece um ótimo custo-benefício.
Lake Buena Vista - Hospedando-se nessa região você estará perto da Disney, que fica em Lake Buena Vista, estará em uma região muito bonita e poderá encontrar ótimos preços. É um bom lugar para alugar uma casa, por exemplo. A área é indicada para quem quer dar prioridade aos parques da Disney, ficando próximo deles, sem precisar pagar para estar em um dos resorts do complexo. O local não está distante da parte sul da I-Drive e também oferece fácil acesso aos parques dessa área. O ideal para quem se hospeda nessa área é estar com um carro para ter mais liberdade. Aqui estão hotéis como Staybridge Suites, Radisson Hotel Orlando e Holiday Inn Orlando - Lake Buena Vista.
Kissimmee - Essa é uma área tranquila, ao sul de Orlando, a cerca de 20km da I-Drive e 19km de Downtown Disney. A região tem acomodações a um custo bem baixo, mas não é a região mais central para se hospedar. Se a ideia for ficar por aqui, é imprescindível alugar um carro e olhar as fotos do hotel reservado para não levar gato por lebre. Dê preferência aos hotéis mais próximos da Disney, que têm localização melhor. Entre ficar em Kissimme ou Lake Buena Vista, sugerimos ficar em Lake Buena Vista.
Celebration - A área de Celebration não tem tantas opções de hotéis, mas é bem interessante. A área foi projetada pela Disney, para ser como uma "cidade do futuro". O lugar tem casas muito bonitas, lojas e é uma área tranquila. Se quiser ficar em um local diferente e próximo da Disney, eis uma boa opção. Na área de Celebration e Kissimmee estão: Regal Oaks, Clarion Suites Maingate e Melia Orlando Suite Hotel.
Downtown Orlando - Embora seja o centro da cidade de Orlando, Downtown não tem a melhor das localizações para quem deseja curtir os parques. É um lugar interessante para quem viaja a trabalho, mas, para curtir os parques, há lugares mais bem localizados, como as regiões da I-Drive e de Lake Buena Vista. Para ficar em Downtown, duas boas opções são o DoubleTree by Hilton e o Aloft Orlando.
Ficar dentro da Disney (e/ou Universal) ou fora?
Antes de pensar em qual região ficar, analise se em seu caso é melhor ficar dentro de um resort dos parques temáticos ou fora, em um hotel convencional. A Universal tem apenas quatro hotéis, mas a Disney tem mais de 30 e eles oferecem boas vantagens para seus hóspedes. Embora sejam hotéis um pouco mais caros, há acomodações de diferentes faixas de preços.
Dica: divida a viagem! Fique parte dela dentro da Disney ou da Universal nos dias em que pretende visitar esses parques, e fique fora dos complexos quando não estiver visitando esses parques e tiver um carro à sua disposição.
Hotéis Disney - Ficar em um hotel da Disney é ideal para se cercar de magia o tempo todo. Há quartos temáticos de personagens, que podem deixar a experiência da viagem ainda mais especial e divertida, principalmente para famílias com crianças. Para quem não quer dirigir ou quer ter facilidade, os hotéis dentro do complexo são ótimos! E, assim como do lado de fora, a Disney tem hotéis com todos os preços, desde os mais populares (como Disney's Pop Century Resort e Disney's Art of Animation Resort), passando pelo Disney's Port Orleans Resort, até o Grand Floridian Resort.
Seus hotéis estão divididos em Value Resorts (os mais baratos), Moderate Resorts (preços medianos), Deluxe Resorts (hotéis mais refinados) e Deluxe Villas (em que as pessoas podem ter uma vila privada). Todos os hotéis da Disney podem ser reservados pelo site e você pode separá-los de acordo com suas categorias.
Hóspedes Disney têm direito ao Disney's Magical Express, um serviço de transfer gratuito a partir do Aeroporto Internacional de Orlando.
Os hotéis da Disney oferecem transporte gratuito para os parques, o que evita pagar o estacionamento neles. Essa é uma ótima vantagem para quem não pretende alugar um carro. O serviço de transporte na Disney funciona muitíssimo bem e é feito por ônibus, barcos e trens (leia mais aqui). No horário de saída dos parques pode ser que o transporte esteja sobrecarregado, em especial para os hotéis mais populares, mas, ainda assim, ter esse transporte à disposição é ótimo.
Os hóspedes também podem usar o Magic Band, uma pulseira muito legal que, se vinculada ao cartão de crédito, permite que todos os pagamentos no parque sejam feitos com ela. Todos os gastos vão automaticamente para o cartão de crédito, trazendo muita comodidade. O Magic Band também é usado para abrir a porta do quarto, para entrar nos parques e serve para usar o Fast Pass.
Serviço de concierge e de entrega de compras no hotel.
Extra Magic Hours, que dá aos hóspedes Disney algumas horas de diversão nos parques.
Vale a pena ficar no complexo da Disney? – São 35 resorts com o selo do Mickey. Os hotéis normalmente têm boa estrutura com piscina e playground, temas fofinhos na decoração e encontros com personagens. Quem fica neles também tem direito às Disney Magic Hours: pode entrar 1 hora mais cedo nos parques e sair 2 horas depois do fechamento (consulte o calendário do parque). A Disney oferece transporte grátis desde o aeroporto até os seus hotéis e entre os seus parques – quem está de carro alugado também não paga para usar estacionamento neles. Compras feitas no complexo podem ser entregues direto no seu hotel.
Hotéis Universal - A Universal tem apenas quatro hotéis e até pouco tempo atrás todos os seus resorts eram de luxo, como o Hard Rock Hotel, mas recentemente foi inaugurado o Cabana's Bay Beach Resort, um resort da Universal com ótima estrutura e bom preço.
Algumas vantagens de ficar no complexo da Universal estão disponíveis apenas para os hotéis mais caros, por isso vale a pena conferir exatamente quais são as vantagens que cada um dos hotéis oferecem.
Universal Express - A melhor vantagem de estar em um resort da Universal é poder ter acesso gratuito ao Express, o passe que fura as filas das atrações nos parques. Ele proporciona uma enorme economia de tempo, mas não está disponível para hóspedes do Cabana's Bay, que é o hotel mais barato.
Hóspedes Universal têm transporte gratuito para o Universal CityWalk, para os parques da Universal e para Wet 'n Wild, Sea World e Aquatica. Em alguns hotéis esse transporte é feito de barco.
Vale a pena ficar no complexo da universal? – Aqui são apenas cinco opções de hotéis. O melhor benefício é ter de graça o Universal Express Unlimited (oferecido em apenas três dos hotéis), o fura-filas ilimitado. Também há transporte gratuito para os parques, entrega de compras e entrada antecipada no The Wizarding World of Harry Potter 1 hora antes da abertura normal do parque.
Fazendo compras em Orlando! Isso sim!!!
Reservar um momento para compras é algo que nunca falta no roteiro dos brasileiros que visitam Orlando - afinal, a cidade é ótima para isso. Orlando tem shoppings, outlets e lojas com produtos temáticos para turista nenhum botar defeito. A variedade de lojas é incrível, os preços são excelentes e você, provavelmente, vai voltar de viagem com mais aquisições do que imaginava!
Para quem pensa em comprar, é interessante reservar um ou dois dias no roteiro para compras. Quem não tem muito tempo disponível pode, então, usar aquelas noites em que visitar parques que fecham mais cedo para terminar o dia em um outlet. Uma estratégia boa é fazer compras nos finais de semana, porque são dias em que os parques ficam cheios.
E se Orlando tem tudo a ver com os parques, é neles mesmos que as compras começam. Todos os parques têm lojas com produtos temáticos, roupas, canecas, brinquedos, pelúcias, artigos de decoração; alguns produtos são mais tradicionais e outros vão muito além do que podemos imaginar. Você pode voltar de viagem com uma varinha igual à de Harry Potter ou com feijõezinhos de todos os sabores, com uma caneca em formato de Minion, uma chaleira do Mickey... é tanta variedade de produtos que a gente se impressiona - só vendo para crer.
Todos os parques que você visitar terão lojas com produtos temáticos ligados aos temas de cada um deles. Além dos produtos vendidos dentro dos parques, você pode encontrar uma boa variedade de lojas nos complexos de entretenimento, como Universal CityWalk e Downtown Disney, que têm a vantagem do acesso gratuito. A Disney realmente se supera no quesito "compras" e em seu complexo de entretenimento você encontrará lojas com produtos de Natal, doces com formato dos personagens, além da Disney Store (não perca essa loja de vista, porque tem de tudo!).
Mais uma razão para fazer compras em Orlando é que a cidade tem dois Premium Outlets e eles têm uma localização central e fácil. Outlets são aquelas lojas que vendem produtos de coleções anteriores com descontos; são imperdíveis para quem quer economizar! Os outlets não têm as roupas mais recentes da marca e nem sempre possuem os produtos em muitos tamanhos ou cores, mas são incríveis, com muitos produtos e preços arrasadores! Note que as lojas de outlets costumam ter uma nomenclatura diferente no título; por exemplo, existe a loja GAP, que tem preços normais, e a GAP Factory Store, que vende produtos mais baratos.
Em Orlando, há um Premium Outlet na International Drive e outro na Vineland Ave. Os dois têm lojas similares, sempre com ótimos preços. Neles você encontra lojas como Levi's Outlet, Nike Factory Store, Asics Outlet, GAP Factory Store, Banana Republic Factory Store, Hugo Boss Factory Store, entre outras.
Para quem quer encontrar lojas com as coleções mais novas, a dica é ir aos shoppings convencionais. O Mall at Millenia é moderno e bonito, com várias lojas de grifes famosas; é um lugar para encontrar aquele grife que faz sucesso e produtos luxuosos. O Florida Mall tem muitas lojas boas, preços interessantes e várias lojas-âncora, como Sears, Macy's e Forever 21. Menos popular, o Altamonte Mall é ideal para fazer compras com tranquilidade. Por ser mais afastado da área turística, não recebe um grande público de fora; embora não seja muito grande, o ponto forte do Altamonte é que suas lojas não ficam cheias, como acontece em outros centros comerciais.
Se você tem intenção de visitar um shopping ou outlet, sempre dê uma olhadinha no site do estabelecimento antes de ir ao lugar. Registrando-se no site você consegue imprimir cupons de desconto, que deixam as compras ainda mais vantajosas. Vale a pena, também, informar-se com o centro de atendimento ao cliente em cada um dos shoppings, pois às vezes estão disponíveis os livrinhos com cupons de desconto. Se os cupons são uma alternativa para economizar dinheiro, os mapas são para economizar tempo! A dica é pegar um mapinha logo que chegar ao centro comercial e, então, marcar quais as lojas você pretende visitar; dessa forma, monte o seu roteiro sem se perder e sabendo onde fica aquela loja a que você quer ir.
Redes de lojas famosas nos Estados Unidos estão presentes em Orlando e são uma boa pedida para fazer compras. A Best Buy é indicada para adquirir eletrônicos; a Ross Dress for Less e a Marshalls são perfeitas para quem tem paciência e quer encontrar produtos por preços inacreditáveis. Para compras em geral, não deixe de visitar o Walmart e a Target, que são como megamercados, onde você poderá encontrar um pouco de tudo.
Miami ou Orlando? Não é incomum que quem visite Orlando vá também a Miami; aí surge a dúvida: faço compras em Orlando ou em Miami? As duas cidades têm preços praticamente iguais dentro das lojas e nos outlets; o que difere no preço final do produto é o imposto. Em Miami são cobrados 7% de imposto sobre o valor dos produtos, enquanto em Orlando essa taxa é de 6,5%. Pode parecer uma diferença insignificante, mas, depois de gastar muitos dólares, ela não é tão singela. Outro motivo que leva as pessoas a fazerem compras em Orlando e não em Miami é que em Orlando as lojas costumam ser muito mais vazias e os outlets, mais centralizados.
Dicas: Tente viajar tendo uma ideia de qual numeração você veste e calça nos Estados Unidos; isso facilita na busca e na hora de experimentar um produto. Dessa maneira, você não precisa levar tantas roupas para os provadores, que costumam limitar 6 peças por vez por cliente.
No dia de fazer compras, procure usar roupas e calçados confortáveis, que permitam andar bastante sem causar incômodo. Roupas fáceis de tirar são bem-vindas, pois sempre haverá a necessidade de trocar de roupa nos provadores.
Depois de passarem o dia fazendo compras, as pessoas acabam tendo muitas sacolas para carregar - é inevitável. Pensando no conforto durante as compras, leve para shoppings e outlets uma mala, ou mochila, para colocar suas sacolas. Se preferir, procure uma loja de bagagens no próprio shopping e compre sua mala lá mesmo.
Evite deixar as sacolas com suas compras dentro dos carros nos estacionamentos, pois eles podem ser furtados. Evite, ainda, deixar suas sacolas de compras sem cuidado ou supervisão.
Disney Springs
A Disney Springs em Orlando é o centro de lazer da Disney que mistura lojas maravilhosas com restaurantes únicos. Ela veio para substituir o antigo Downtown Disney, com uma proposta mais jovem e inúmeras opções de atração. A Disney Springs é uma área de puro lazer inspirada nas vilas da Flórida do século XIX, com muita água e muito verde ao redor de suas mais de 150 lojas e restaurantes. A entrada é gratuita e o estacionamento é bem grande. O ideal é dar uma passada por lá depois de um dia de parque, para descansar, comer bem e comprar alguns presentes (mesmo que sejam para você!).
Disney Springs reserva muitas surpresas para aqueles que resolverem se aventurar por suas ruas. Mas antes saiba se localizar. Ela está dividida em quatro áreas: as novas Town Center e The Landing e as reformadas Marketplace e West Side. Disney Springs é realmente muito grande e cheia de lugares legais e surpresas. Além de bons bares, restaurantes e lojas, você pode aproveitar as atrações com todo o conforto Disney.
Se você quiser relaxar escutando música, todos os dias durante o pôr do sol um DJ fica por 30 minutos em Waterview Park agitando uma festa com vista ao Lago Buena Vista. Outra opção legal de lazer é ver uma das apresentações de sapateado Raglan Road Live Music, no pub irlandês Raglan Road, bebendo uma pint gelada e comendo um tradicional fish’n’chips.
A Disney Springs possui uma lista enorme de lojas para você fazer umas comprinhas e se mimar também. Tem para todos os gostos: desde boutiques refinadas até lojas de brinquedos. Você não pode deixar de passar na World of Disney, simplesmente a maior loja de produtos da Disney no mundo. Possui artigos exclusivos e entrega suas compras em seu hotel (se você estiver hospedado dentro do complexo Walt Disney World). Outro lugar bacana é a The Lego Store, que tem incríveis montagens das personagens Disney pela loja. As crianças também adoram passar na Build-A-Dino, onde você pode estilizar um dinossauro de pelúcia do seu jeito.
Lá em Disney Springs também tem a Disney Design-a-Tee, loja original do complexo, em que você pode desenvolver uma camiseta entre mais de 400 estampas exclusivas. Ao todo são 100 lojas, algumas conhecidas no Brasil, como a Kippling, Sephora, Pandora e Lacoste, e outras que você pode (e deve) descobrir passeando pelo complexo, como a Crystal Arts by Arribas Brothers (refinada loja de cristais), a Tren-D Store (moda feminina feita pela Disney), a Pearl Factory (joalheria que cria design exclusivos com pérola), e muitas outras.
É comida norte-americana que você quer? Então o The Boathouse é perfeito para você! Ele é um restaurante especializado em frutos do mar e carnes. As lagostas são impecáveis e bem servidas. Se conseguir, pegue uma mesa na varanda com vista para o Lago Buena Vista, que torna tudo mais especial e memorável. Outro lugar bacana de ir é o Bongos Cuban Café, de comida e drinks cubanos, com uma decoração que remete a Havana. O restaurante possui petiscos maravilhosos para acompanhar os coquetéis, e uma boa dica é perguntar para os garçons as melhores combinações de sabores comida + bebida.
E representando os sobreviventes do antigo Downtown Disney, há os clássicos Planet Hollywood Observatory e Rainforest Cafe (que parece uma savana africana por dentro!). Eles são super indicados para quem está viajando em família ou em grupo e contam com um ótimo cardápio para matar a sua fome depois de um dia inteiro de parque. E não deixe de pegar um doce na Ghirardelli Icre Cream & Chocolate Shop ou no Vivoli Il Gelato. São mais de 40 opções de dar água na boca entre restaurantes, bares, confeitarias e padarias. Sair com fome do Disney Springs não é uma delas.
Outlet Premium Vineland Orlando ou International Drive Orlando
Conheça os dois melhores outlets de Orlando, os chamados Outlets Premium, e confira todas as dicas para visitá-los. Com os nomes de Outlet Premium Vineland e Outlet Premium International Drive, os dois são praticamente iguais e possuem quase as mesmas lojas. Saiba mais sobre eles:
Qual dos dois Outlets Premium escolher?
O Outlet Premium Vineland e Outlet Premium International são muito parecidos, então nossa dica é escolher o que está localizado mais perto do seu hotel. Um Outlet Premium fica na Vineland (na minha opinião é o melhor entre eles), avenida próxima à Disney World e Sea World, e o outro fica na rua mais agitada de Orlando, a International Drive – por isso, costuma ficar um pouco mais cheio. Os dois só perdem em tamanho para o Outlet Sawgrass Mill Miami, que fica em Miami e é o maior Outlet do mundo.
Os dois outlets premium em Orlando possuem mais de 300 lojas, cada um, e independente do outlet que escolher visitar, reserve no mínimo um dia inteiro para ficar lá, porque realmente vale a pena e você vai precisar desse tempo para conhecer. Nós já chegamos lá às 8h e saímos apenas às 21h, parando somente nas lojas que mais queríamos visitar.
Principais lojas dos Outlets Premium em Orlando
Os produtos que achamos mais em conta nos dois Outlets Premium de Orlando e que são muito mais baratos do que no Brasil foram os óculos, relógios e roupas em geral. Um relógio que aqui custa R$ 1.000, lá em Orlando se paga 90 dólares. Então prepare o bolso, acorde cedo e passe o dia inteiro comparando os preços e fazendo ótimos negócios. As principais lojas dos Outlets Premium Orlando e que ficam cheia de brasileiros são a Guess, Burberry, PUMA, Polo Ralph Lauren, Lacoste, Nautica, Hollister, Disney, Giorgio Armani, Tommy, Calvin Klein, Victoria Secrets, Nike, Forever 21, Ecko Unltd, Oakley e Quick Silver. Mas, para ver a lista completa de todas as mais de 300 lojas, basta entrar no site oficial deles!
Destacam-se também as lojas Ross, Marshalls e T.J.Maxx, que são gigantes lojas de departamento, e que vendem roupas de todas as marcas por um preço muito barato – mais barato até do que alguns outlets. Essas lojas de roupa são como pontas de estoque, que recebem milhares de produtos de marcas famosas que acabam sobrando no estoque ou que saíram de linha e de alguma forma precisam ser vendidas. Por esse motivo os preços das roupas na Ross, Marshalls e T.J.Maxx são tão baratos. A única coisa que você precisa nessas lojas é de paciência, pois além de serem grandes, elas não são tão organizadas quantas as outras. As peças de roupas ficam espalhadas e você tem que ficar caçando uma por uma, até achar um modelo que goste e que seja o seu número.
Cupons de desconto dos Outlets Premium de Orlando
Sabia que os Outlets Premium de Orlando possuem vários cupons de descontos incríveis para você imprimir e utilizar em suas compras? Muitas pessoas não sabem, mas são vários cupons de descontos das principais lojas, que vão fazer você economizar ainda mais nas suas compras nas principais lojas como Calvin Klein, Bebe, Adidas, Forever 21, Gap, Guess, Crocs e várias outras marcas famosas. O melhor de tudo é que os descontos são de 10%, 20% e chegam a até 50%. E lá em Orlando os cupons realmente funcionam e as lojas aceitam sem nenhum problema. Você encontrará eles no site oficial dos Outlet's. Você verá uma lista completa com os descontos que cada marca está oferecendo para os clientes em geral. Mas há uma lista ainda mais exclusiva de descontos, que você consegue gratuitamente nesse site. Explicaremos abaixo:
A “lista escondida” de descontos dos Outlets Premium de Orlando é encontrada na aba “Vip Club”, que você encontra lá em cima no site, perto da lupa. Basta clicar nele e se cadastrar gratuitamente para ter acesso a esses descontos. É super fácil e rápido: em dois minutos você receberá um e-mail com seu login e senha. Atenção: confira sua caixa de spam e, se o e-mail não chegar, tente novamente o cadastro.
Depois de se cadastrar, faça o login e selecione os dois outlets de Orlando. Irá aparecer a tela abaixo, e então você clica em “all offers” para conferir a lista com todos os cupons disponíveis para você imprimir ou tirar “print”. Só esteja atento, pois algumas lojas não aceitam o cupom no celular – e daí você precisará ir até o quiosque do “Guest Service” no dia da visita para imprimir o cupom específico. Voltando ao site, existe ainda a opção de você imprimir o “coupon book” e apresentar na entrada do outlet para ganhar um livro recheado de cupons atualizados – mas não vale tanto a pena quanto os cupons do site.
Outlet Premium International Drive Orlando
Endereço: 4951 International Drive, Orlando, Flórida 32819
Horário: Todos os dias das 10h às 23h.
Outlet Premium Vineland Orlando
Endereço: 8200 Vineland Avenue, Orlando, Flórida 32821
Horário: Todos os dias das 10h às 23h.
Flórida Mall - Shopping
O Shopping Florida Mall, que é o MAIOR shopping de Orlando, apresenta ótimos descontos. São lojas como Vans, Birkestock, Tommy Hilfiger, Adidas e muito mais – para homens, mulheres e crianças. Para visualizar e imprimir os descontos que estão atualmente disponíveis, é só clicar aqui em Cupons de Desconto Florida Mall Orlando para acessar o site oficial do shopping. O procedimento é o mesmo que os demais: tire um “print” ou imprima os cupons que mais lhe interessarem!
O shopping Florida Mall é o maior shopping de Orlando, contando com mais de 270 lojas e restaurantes. Ele é um mega shopping super popular e tem como lojas âncoras: Macy, Dillards, JC Penney e Sears. Há inúmeras outras marcas importantes que os turistas amam, como Target, Marshalls, Sephora, Zara, Abercrombie & Fitch, Aeropostale, Bath & Body Works, Apple, Guess, H&M, Sunglass Hut, Louis Vuitton, Michael Kors, Zara e muitas outras.
Lake Buena Vista Factory Stores - Outlet
Outro outlet interessante em Orlando é o Lake Buena Vista Factory Stores. Ele está localizado a apenas 3 km do complexo Disney e é uma boa alternativa para as compras. Apesar de ser um pouco menor que os outros shoppings e outlets em Orlando, conta com mais de 300 lojas que oferecem muita variedade de produtos e também de preços.
Elas ficam dispostas ao ar livre, ao redor do estacionamento, semelhante aos Premium Outlets. Lá você encontra marcas excelentes, como Nike, Aéropostale, Tommy Hilfiger, GAP, Old Navy, Vitamin World e muitas outras. .
Mall at Milenia - Shopping
O Mall At Millenia Orlando conta com promoções especiais para suas principais lojas, como a Gap, MAC, Sony, Neiman Marcus, Tommy, Guess e várias outras marcas famosas. Dentre os shoppings, é sem dúvidas o mais luxuoso e refinado de todos que você encontra na cidade. É um lugar agradável para se passear, e você pode separar ao menos um dia inteiro para ir conhecer o local e fazer suas compras nas lojas de lá, é um shopping center novo e luxuoso em Orlando.
Inaugurado no início dos anos 2000, ele é uma excelente opção para ir às compras se você deseja adquirir artigos de marcas famosas e até de marcas de luxo. O shopping está localizado próximo à International Drive, a principal avenida de Orlando. As principais lojas são: Macy’s, Burberry, Cartier, Chanel, Gucci, Louis Vuitton, Montblanc, Rolex, Swarovski, Tiffany & Co., Bloomingdale’s, Neiman Marcus, Hollister, L’Occitane, Lacoste, MAC, Nine West e outras.
Altamonte Mall - Shopping
Outro lugar bem bacana para fazer compras é o shopping Altamonte Mall, da mesma rede do Florida Mall. Ele fica a cerca de 30 minutos do centro de Orlando e é uma alternativa bem interessante para quem quer fazer compras em um lugar mais tranquilo, fora do eixo de compras habitual dos turistas que visitam a cidade.
O Altamonte conta com mais de 90 lojas das mais variadas, como Abercrombie, H&M, JCPenney, Banana Republic, GAP, Guess, Michael Kors, Pandora, Sunglass Hut, Forever 21, Macy´s e Barnes & Noble.
The Loop - Outlet
Outra dica de outlet na região é o The Loop, localizado na cidade de Kissimmee, a cerca de 27 km de Orlando. Ele tem sido cada vez mais procurado pelos brasileiros, por ser muito mais tranquilo, com menos filas e preços igualmente baratos.
Esse centro de compras possui um estilo parecido com o dos outros outlets de Orlando, como um shopping a céu aberto. Suas lojas são imperdíveis e de marcas famosas, como American Eagle, Aéropostale, Old Navy, Ross, entre muitas outras. Por ser um local grande e com lojas bem espalhadas, o ideal é visitá-lo de carro.
Supermercados e lojas de Departamento
Temos as lojas que estão espalhadas por Orlando e não podemos perder a oportunidade de fazer uma visitinha, são as lojas de rede (populares):
Ross Dress for Less, T.J. Maxx e Marshalls – Essas são lojas populares, com preços tão bons que às vezes é difícil de acreditar. Eles têm produtos por preços melhores do que os praticados nos outlets, mas em compensação, seus produtos costumam ter tamanhos e cores limitados. São lojas que funcionam como a ponta de estoque da ponta de estoque, por isso têm preços tão bons. É preciso ter um pouco de paciência para visitar lojas como essas e não é todo mundo que gosta, pois muitas vezes elas estão desorganizadas e exigem que você fique procurando bastante até encontrar o que gostar.
CVS/pharmacy e Walgreens – As redes de farmácias americanas são ótimas para fazer compras. Para quem não está familiarizado com os produtos que elas vendem, a sugestão pode parecer estranha, até que você entre em uma CVS ou Walgreens. As farmácias vendem muito mais dos que remédios e têm maquiagens, shampoos, cremes, lembranças, comida, etc. As meninas adoram o lugar para comprar cosméticos!
Walmart e Target – O Walmart você já deve conhecer, pois a rede tem lojas no Brasil. O local nada mais é do que um super-hiper-mega-mercado, onde você poderá encontrar produtos que encontra nos mercados de grande porte do Brasil e muito mais. O lugar é imperdível para quem quer economizar e comprar todo tipo de bugigangas. A Target é concorrente do Walmart e vende produtos similares, ambas com preços que transformam qualquer mão-de-vaca em um gastador!
JCPenney, Nordstrom, Sears, Macy’s, Bloomingdale’s, Saks Fifth Avenue – As lojas de departamento americanas são um caso de amor à parte. Elas são enormes e oferecem tantas opções de produtos, que algumas vezes parecem um shopping pelo tamanho exagerado. Nelas você encontra uma enorme variedade de produtos: roupas femininas, roupas masculinas, roupas infantis, bolsas, calçados, relógios, óculos, etc. Há diversas marcas diferentes e sem qualquer dificuldade você acabará topando por elas nos passeios que fizer em Miami e em outras cidades do país.
Best Buy – A maior loja de eletrônicos dos Estados Unidos está presente em Miami. Se você quiser comprar aquela câmera fotográfica, uma filmadora, um cartão SD para guardar mais fotos, um videogame ou até um televisor novo, esse é o lugar certo.
Apple – É inegável que muita gente que visita os Estados Unidos já pensa logo em comprar um iPhone ou outros produtos da Apple, que têm preços bem melhores do que os praticados no Brasil. A Apple tem 5 lojas em Miami e arredores, o que facilita muito a alguém que quer comprar produtos da marca.
Carter’s, OshKosh, Buy Buy Baby, Babie’s R US – Essas são lojas voltadas para quem quer fazer seu enxoval de bebê. Nelas você poderá encontrar uma infinidade de coisas – desde roupinhas até carrinhos, bebê conforto e mamadeiras de todos os modelos. Nos shoppings sempre há lojas voltadas para as futuras mamães e em lojas como Walmart, Target, Marshall’s e Ross também é possível encontrar muitos produtos.
Sephora – A francesa Sephora está presente em diversas cidades dos EUA, inclusive em Miami. Para quem gosta de comprar maquiagens e cosméticos, reservar um tempo da programação para visitar a loja é imprescindível. Nela você encontra as melhores marcas de maquiagem do mundo além de produtos da própria linha da Sephora.
Parques temáticos, esse é o carro chefe de Orlando!
Orlando é conhecida como a capital mundial da diversão, pelos seus parques temáticos incríveis. Os parques são muito mais do que lugares onde apenas crianças se divertem são destinos para toda a família, que agradam pessoas de todas as idades! Em um mesmo parque você encontrará desde atrativos suaves, para crianças pequenas, àqueles supervelozes, ideais para quem curte adrenalina.
Erroneamente, há quem pense que os parques se resumem à "Disney" e, embora a Disney tenha sido o início de tudo, hoje existem vários parques diferentes, entre temáticos e aquáticos, sendo que muitos deles nada têm a ver com a Disney ou seus personagens. É preciso ter em mente que, apesar do nome "Orlando" ser o que mais se usa, nem os parques ficam necessariamente nessa cidade. A Disney, por exemplo, está em Lake Buena Vista, coladinha em Orlando; o Busch Gardens está em Tampa, a cerca de uma hora e meia de Orlando.
Os três principais complexos de entretenimento na região de Orlando são: Walt Disney World, Universal Orlando e Sea World. Como são vários parques e eles são muito diferentes uns dos outros, é importante saber o que você encontrará em cada um deles e, dessa forma, selecionar quais parques entrarão em seu roteiro. Planeje-se para visitar um parque por dia - mais do que isso pode ser muito cansativo.
Os parques são realmente muito grandes e é comum que ao longo de um dia você tenha andado 10km, 15km. Uma boa estratégia é não visitar parques muito grandes, como Magic Kingdom, Animal Kingdom e Busch Gardens, em sequência; o ideal é você inclua, entre os parques maiores, uma ida a parque menores, como o Sea World, Hollywood Studios e, principalmente aos parques aquáticos. Fazer uma visita a um parque aquático no meio do roteiro é ideal para descansar as pernas e repor a energia que se gasta nos parques temáticos.
Nossa sugestão é realmente visitar um parque a cada dia. Alguns deles, como o Magic Kingdom, são tão grandes que, para serem conhecidos com calma, merecem dois dias inteiros. Visitar dois parques no mesmo dia não é o que sugerimos, mas é uma alternativa para quem tem pouco tempo disponível e faz questão de visitar alguns brinquedos. Caso opte por ver mais de um parque no mesmo dia, tenha em mente que deverá selecionar algumas - poucas - atrações para ver em cada parque - e, financeiramente falando, nem sempre é um negócio que compensa.
Walt Disney World Resort - A Disney tem quatro parques temáticos, dois aquáticos e um indoor, além de um complexo de entretenimento.
Parques temáticos:
Magic Kingdom - principal parque da Disney e do mundo. É imperdível, especialmente para crianças, pois é dedicado aos famosos personagens criados por Disney. Seu símbolo é o Castelo da Cinderela.
Animal Kingdom - é voltado para a natureza; embora não seja o que tem mais atrações, é o maior parque em área física. Nele você poderá ver animais diversos e colocar um pé na África e na Ásia, sem deixar a América.
Epcot - é um parque futurista, com atrações 3D, para dar uma pequena volta ao mundo. Uma área desse parque é dividida em pavilhões e cada um deles corresponde a um país, ou seja, você pode almoçar na Inglaterra, tomar uma cerveja na Alemanha e pegar uma sobremesa na França!
Hollywood Studios - sua aparência foi inspirada nos cenários dos filmes de Hollywood. É um parque intimamente ligado à história de Walt Disney e às de filmes.
Parques Aquáticos:
Typhoon Lagoon - tem aqueles brinquedos tradicionais de um parque aquático e mais um pouco. Ele tem uma piscina que produz ondas enormes, diversos tobogãs e uma área para fazer mergulho com peixes.
Blizzard Beach - é o parque aquático da Disney "na neve". Para chegar aos tobogãs, em vez de subir em escadas, você tem a opção se usar um teleférico, como acontece em estações de esqui.
Disney Springs (antigo Downtown Disney) - complexo de entretenimento com restaurantes, boates e várias lojinhas para fazer compras. Nesse local ficam o Cirque du Soleil e o Disney Quest.
Disney Quest - o parque indoor da Disney, em que você poderá brincar com jogos eletrônicos, videogames e simuladores. Ótima opção para dias de chuva.
Disney Boardwalk - inaugurada em 1996, essa área da Disney é voltada para a diversão. O local não é tão grande como Disney Springs, mas tem restaurantes e lojinhas.
Universal Orlando Resort - Se os parques da Disney são mais voltados para o público infantil, os da Universal poderiam ser considerados como mais voltados para um público jovem e adulto. Em seus parques estão atrações dedicadas a filmes de grande sucesso, como A Múmia, Harry Potter, Homem Aranha, Hulk, Meu Malvado Favorito, Jurassic Park, Simpsons etc. A Universal tem dois parques temáticos em Orlando, um complexo de diversão entre eles (o Universal CityWalk) e um parque aquático.
Parques temáticos:
Universal Studios - aqui você se sente em meio a estudios de filmes, pois o parque tem um cenário belíssimo. Nesse parque estão atrações ligadas a Simpsons, Transformers, Minions (Meu Malvado Favorito), A Múmia e o Diagon Alley, que faz parte do "Mundo Mágico de Harry Potter" e foi inaugurado em 2014.
Island of Adventure - abriga áreas dedicadas ao Jurassic Park, com atrações dedicadas aos personagens da Marvel, além the Hogsmeade e Hogwarts, que fazem parte do "Mundo Mágico de Harry Potter" (inaugurado em 2010). É um parque versátil e grande, com muitas opções para crianças e adultos.
Parque Aquático:
Volcano Bay - O novo parque aquático temático do Universal Orlando Resort (que 'substitui' o Wet’n Wild, fechado no último dia de 2016). O cumprimento, que é tipo um "oi", assim como os nomes das atrações e restaurantes do local, são inspirados na Polinésia, na Ilha de Páscoa, no Havaí e na Nova Zelândia, além de outros cenários paradisíacos do Pacífico Sul, lugares que serviram de molde para as quatro áreas temáticas distribuídas em 113 mil m².
O parque faz parte do mesmo complexo do Universal Orlando, vizinho do Universal Studios e do Islands of Adventure (o Wet'n Wild ficava em outra região, perto do Sea World). A ideia de um parque temático aquático não se refere apenas à história que dá vida ao empreendimento, mas também ao tipo de atrações do espaço, algumas bem diferentes do que as normalmente vistas em parques do gênero a começar pela primeira montanha-russa aquática da Flórida. Além disso, é no Volcano Bay a estreia do Universal Studios na tecnologia que conecta cartão de crédito e 'fura fila' num mesmo item.
Universal CityWalk - área de entretenimento da Universal, com lojas, restaurantes, bares, clubs. O lugar é bom para jovens que querem curtir a vida noturna; nele está o Hard Rock Cafe Orlando e nessa área acontece o show do Blue Man Group.
Parques do Sea World - O Sea World tem parques ligados ao mundo animal, em especial animais aquáticos. Seus parques têm também ótimas montanhas-russas.
Parque Temático:
Sea World - é um parque muito ligado aos animais marítimos. Nele você poderá ver peixes, tubarões, tartarugas, pinguins e shows com golfinhos, leões-marinhos e baleias-orcas que pesam toneladas fazendo acrobacias no ar. Além do lado voltado aos animais, que encantam muitas crianças, é um parque com três montanhas-russas muito boas - uma delas, a Manta, imita os movimentos de uma arraia.
Busch Gardens - tem atrações ligadas a animais, com brinquedos que molham, mas é, principalmente, um parque com muitas montanhas-russas. Adultos que gostam de adrenalina não devem deixar de visitar o Busch Gardens, que fica a cerca de 120km de Orlando.
Parque Aquático:
Aquática - tem atrações variadas, capazes de agradar adultos e crianças. Nele você encontra piscinas com correnteza, tobogãs para brincar em família e até um tobogã que passa dentro de uma piscina com golfinhos. É um parque bom para quem quer relaxar.
Discovery Cove - é o parque mais exclusivo de Orlando. É pequeno e nunca fica lotado, porque seu número de visitantes é limitado; além disso, é all inclusive (tem bebidas e refeições incluídas no valor da entrada). O parque é indicado, principalmente, para quem tem vontade de nadar com golfinhos, porque nele é possível fazer uma atividade com golfinhos de forma fácil.
Adventure Island - parque aquático em Tampa, que fica perto do Busch Gardens. Ele fica fechado boa parte do ano e abre apenas nos meses mais quentes. Acaba sendo um lugar fora de mão para quem visita Orlando, pois na cidade há vários parques aquáticos legais.
Legoland - um parque da Lego, com vários personagens gigantes feitos em Lego e até cidades montadas com Legos. É um parque com atrações mais voltadas para o público infantil, mas que deixa adultos maravilhados com as esculturas. Anexo ao parque fica o Legoland Water Park, um parque aquático pequeno, com poucas opções de brinquedos, mas muito legal para se refrescar com os pequenos no calor. A Legoland Florida está a cerca de 70km de Orlando.
Kennedy Space Center - não é um parque temático e sim o principal centro de lançamento de foguetes da NASA, a Agência Espacial Americana. No local é possível ver foguetes de verdade que foram lançados ao espaço, assistir a filmes 3D, aprender sobre o espaço, fazer um passeio guiado pela propriedade da NASA e até encontrar astronautas. O KSC fica no Cabo Canaveral, a cerca de 85km de Orlando.
Confira nossos posts especiais (clique aqui) de cada parque (tem que ser a parte, te muita coisa a contar... rs)
Onde e o que comer?
Orlando é uma cidade com muitas opções de restaurantes, onde você encontrará, principalmente, filiais de redes americanas, cada uma com seu foco. Muita gente volta de viagem um pouco insatisfeito com a comida americana, que, de fato, é bem diferente da brasileira; por isso, planejar onde serão feitas as refeições é importante para o sucesso da viagem. É possível comer bem na cidade, inclusive nos parques temáticos, basta saber escolher onde comer e o que comer.
Nos menus americanos você encontrará pratos como hambúrgueres, ovos mexidos, salada caesar, paquecas, bacon, cachorro-quente, pizza (que, embora seja de origem italiana, é muito consumida nos EUA), costelas de porco, bolo de carne, frango frito etc. Os pratos costumam ser bem servidos e, às vezes, um único prato dá para duas pessoas. A comida no país é mais pesada do que a do Brasil; há muitas opções de pratos fritos e com mais gordura, mas há também os mais saudáveis, como saladas e frutas.
Vamos dividir o tema "onde comer" em duas partes. Nesse post você poderá ler sobre onde comer fora dos parques, mas também abordamos temas como onde comer dentro dos parques e refeição com personagens. Há uma grande variedade de restaurantes e cardápios em Orlando, que incluem desde as famosas redes de fast food aos restaurantes de comida italiana e japonesa. Os restaurantes que os turistas mais visitam se concentram principalmente ao longo da I-Drive, via próxima de muitos hotéis e que abriga a Orlando Eye, uma roda-gigante cercada por um centro comercial cheio de restaurantes legais. Outros locais que merecem uma visita e não necessitam de ingresso para se ter acesso são o Disney Springs (área de entretenimento da Disney, que tem vários restaurantes) e Universal CityWalk (que tem vários restaurantes e bares, ideal para adultos).
Entre os fast foods, o destaque é um McDonald's da I-Drive, que é considerado o maior McDonald's temático do mundo. Ele tem uma enome área com brinquedos infantis e, além do menu tradicional, oferece muitos outros pratos que os McDonald's convencionais não têm. Para comer bem e barato, sem precisar recorrer aos fast foods, não deixe de ir ao Sweet Tomatoes, um buffet de salada em que se come à vontade por um preço fixo - o valor pago ainda inclui opções de sopas, saladas e alguns pratos quentes.
Dois restaurantes clássicos para incluir no roteiro são o Red Lobster e a Cheesecake Factory. O Red Lobster é ideal para comer frutos do mar e lagostas preparadas de diversas formas, todas saborosas! Já a Cheesecake Factory é um restaurante muito procurado pelos brasileiros por oferecer um cardápio com enorme variedade de pratos, porções generosas e cheesecakes deliciosas - não dá para perder! Outra rede conhecida entre americanos e turistas é o Ihop, que tem um cardápio variado, mas faz sucesso por suas panquecas. O local é indicado para um café da manhã reforçado ou mesmo para comer de madrugada, pois algumas filiais ficam abertas 24 horas.
Para comer massas, não deixe de visitar o Olive Garden, que está presente em outras cidades americanas. Nossa dica nesse restaurante é pedir "Tour of Italy" ou as pequenas porções, porque dessa forma você poderá provar um pouco de diferentes pratos da casa. Se você gosta de comida japonesa, visite o Benihana; nesse restaurante o visitante se depara também com um "espetáculo": o cozinheiro prepara carnes e peixes em chapa quente, na sua frente - o chamado teppanyaki. É um local gostoso e diferente para comer.
Os restaurantes em Orlando não fecham tarde. Programe-se para jantar até as 22h, pois depois disso muitos deles estarão fechados.
Impostos e gorjetas
Os impostos dos restaurantes de Orlando são de aproximadamente 7,5% e é importante saber que não costumam estar incluídos nos preços mostrados no menu. Assim como no resto dos Estados Unidos, a gorjeta não é opcional, mas algo obrigatório. Se não está incluída na conta, você pode deixar entre 10 e 20% do valor total dependendo da qualidade do serviço.
Comidas brasileiras em Orlando
Bateu aquela saudade de um prato de arroz e feijão? Existem sim opções de restaurante brasileiro em Orlando!
Sempre para matar a saudade e sentir aquele gostinho da comida que só nós brasileiros sabemos fazer, procuro um restaurante com aquela culinária tradicional brasileira. Existem restaurantes em Orlando para todos os gostos (incluindo opções saudáveis), essa lenda que só se come hambúrguer, pizza e batata-frita não é verdade.
Mas sei que tem gente que sente falta ou não consegue se adaptar a comida nos Estados Unidos (por achar gordurosa, apimentada etc). Famílias com crianças também muitas vezes precisam recorrer a um restaurante brasileiro pois os pequenos pedem por isso, isso acontece com frequência (rs).
E uma outra coisa que faz diferença para quem tem dificuldade com inglês, é que nesses restaurantes os funcionários normalmente são brasileiros e o atendimento é em português. Falava muito pouco de inglês na época e me senti em casa sabe? Foi uma sensação muito boa!
Então como vocês já me pediram muito, resolvi fazer essa listinha em ordem alfabética com restaurantes Brasileiros em Orlando que amigos foram ou já vi boas recomendações.
Ana’s Brazilian Kitchen - Endereço: 8865 Commodity circle, suite 5
Amor em Pedaços Bakey - Endereço:5576 International Dr
Camila’s Restaurant - Endereço: 5458 International Dr
Gilson’s Restaurant - Endereço: 8191 Vineland Ave
Mrs. Potato - Endereço: 4550 S.Kirkman Rd
Tony’s Brazilian Grill - Endereço: 5159 International Drive
Café Mineiro - Endereço: 6432 International Drive
Boi Brazil - Endereço: 5668 International Dr
Vittório's Restaurant - Endereço: 5159 International Drive
Fogo de Chão - Endereço: 8282 International Drive
Texas Brazil Churrascaria - Endereço: 5259 International Drive
Nelore Steak House - Endereço: 1125 Lyman Avenue, Winter Park
Boteco Brazil Churrascaria - Endereço: 5135 International Drive
Comer barato, vamos de fast-food?
Uma pergunta que vira e mexe os nossos leitores nos fazem é sobre comer barato nos EUA. O câmbio não está colaborando e para continuar fazendo viagens, é preciso cortar algumas despesas do orçamento.
Por este motivo, este post traz dicas redes de restaurantes com bom custo-benefício. Vamos conferir a listinha?
Applebee’s - com sede em Kansas City no estado americano do Missouri, é conhecido por boa parte dos brasileiros porque possui algumas unidades no Brasil. O restaurante é uma boa opção fazer um happy hour e para assistir a uma partida de basquete ou futebol americano. Em 2007, a empresa foi comprada pelo IHOP (vamos falar sobre ele em seguida).
Bubba Gump Shrimp Co. - é uma cadeia restaurantes de frutos inspirado no filme vencedor do Oscar “Forrest Gump” (1994). O primeiro restaurante Bubba Gump inaugurado em 1996 em Monterey na Califórnia pela Viacom Consumer Products. A empresa-mãe dessa empresa é a Viacom, que é proprietária da Paramount Pictures, a distribuidora do filme “Forrest Gump”. A sede da empresa fica em Houston, no Texas.
Buca di Beppo - com base em Orlando na Flórida, o Buca di Beppo é um restaurante ítalo-americano familiar, que serve pratos enormes (meio prato serve 2 pessoas) com uma decoração muito original que inclui fotos de celebridades de Hollywood.
California Pizza Kitchen - com esse nome, é claro que a California Pizza Kitchen tem sua sede na Califórnia, mais precisamente na cidade de Los Angeles. O restaurante é especializado em pizzas não tradicionais e o cardápio também inclui várias opções de massas, saladas e sanduíches.
Cold Stone Creamery - para quem adora um docinho depois do almoço, a Cold Stone Creamery é uma excelente opção. Com sede no Arizona, esta sorveteria trouxe um novo conceito de preparar o sorvete para ser servido. O “sorvete premium” é preparado na hora com o sabor de sorvete escolhido pelo cliente, incorporando nozes, castanhas e outros acompanhamento. Tudo é misturado com uma espátula em uma superfície de pedra antes de ser servido.
Così - foi fundado nos Estados Unidos em 1996. Infelizmente, a rede está concentrada na costa leste dos Estados Unidos, não tendo nenhuma unidade na Califórnia (pelo menos por enquanto). Nós conhecemos o Così em Chicago em um dia muito frio no final do inverno. É interessante ver os funcionários fazerem o flatbread na hora, colocando molho, queijo e outros ingredientes fazendo um tipo mini pizza super gostosa!
Denny’s - com a maior parte das lojas que funcionam 24 horas por dia e 7 dias por semana, o restaurante Denny’s é uma ótima opção para quem está procurando algum lugar para comer durante horários que a maior parte dos lugares está fechado. O Denny’s serve de tudo um pouco, desde café da manhã até pratos para almoço e jantar e aperitivos.
Hard Rock Cafe - com sua sede em Orlando, na Flórida, o Hard Rock Cafe conquista multidões que adoram conhecer todos os restaurantes da rede pelo mundo. O que chama bastante atenção é a decoração do ambiente, sempre exibindo artigos relacionados a astros da música como figurinos, instrumentos musicais e discos premiados. O Hard Rock Cafe, além de restaurante, também tem hotéis e cassinos
IHOP - com sede da Califórnia, o IHOP é a abreviação de International House of Pancakes (Casa Internacional de Panquecas). Só pelo nome dá para perceber que a especialidade do lugar é café da manhã! Se você quiser tomar um café da manhã típico americano com direito a panquecas, ovos, bacon e tudo o que tem direito, o IHOP é uma ótima pedida. Dica: nós gostamos mais das French Toasts do que dos Waffles servidos no IHOP
Jamba Juice - quem conhece os Estados Unidos sabe da dificuldade de encontrar lugares que servem sucos feitos com frutas frescas. Por isso, a dica é a californiana Jamba Juice que oferece no cardápio sucos, smoothies, bowls de açaí e frutas picadas e alguns sanduíches e wraps.
Johnny Rockets - sediada da Califórnia, Johnny Rockets é uma rede que tem como carro chefe o hambúrguer. A empresa apostou em uma decoração estilo anos 50, para relembrar a época áurea em que as primeiras hamburguerias começaram a fazer sucesso.
Maggiano’s Little Italy - a primeira vez que tivemos a chance de provar a massa do Maggiano’s, uma rede de comida italiana sediada no Texas, foi um dia de nevasca em Denver, no Colorado, próximo ao Natal. Imagina só que delícia encontrar um restaurante italiano com comida quentinha e com decoração natalina? O Maggiano’s nos conquistou devido ao excelente custo-benefício.
Olive Garden - mais um restaurante com origem em Orlando, na Flórida, o Olive Garden é uma versão americana de restaurante italiano, com pratos gostosos de massas e carnes. Nós amamos o pãozinho com sal grosso salpicados que eles servem de entrada! As saladas são bem caprichadas e grandes. O Olive Garden é, atualmente, a maior rede de comida italiana dos EUA.
Outback Steakhouse - dispensa comentários! Muito conhecido no Brasil, o restaurante que tem origem a Flórida, é inspirado na culinária australiana, tem pratos famosos como a ribs (costelinha de porco) ao molho barbecue, a famosa cebola gigante empanada e a batata frita com cheddar e bacon
P. F. Chang’s China Bistro - para quem gosta de comida oriental, uma boa opção é o o P. F. Chang’s. O foco do restaurante é a culinária chinesa (mas também há outros pratos de origem asiática), disponibilizando também algumas opções sem glúten e cardápio infantil
Planet Hollywood - com sede em Orlando, Flórida, o Planet Hollywood é uma rede de restaurantes temáticos que foi fundada no início da década de 90 por nomes de peso como Sylvester Stallone, Bruce Willis, Demi Moore e Arnold Schwarzenegger. Posteriormente, outras celebridades também reforçaram o time, entre eles Whoopi Goldberg, Melanie Griffith, Wesley Snipes, e Danny Glover. A ideia foi criar uma rede baseada no Hard Rock Café (com temática voltada para os astros da música) para fundar uma rede com foco nos astros da indústria do cinema. Além de restaurantes, a empresa conta com lojas e cassinos. A rede era enorme, contando com várias unidades espalhadas pelo mundo, mas muitas fecharam no final dos anos 1990 e início dos anos 2000.
Rainforest Cafe - trata-se de uma rede temática de restaurantes, sediada no Texas. A decoração é focada em uma floresta tropical, com animais selvagens, cascatas, aquários e sons típicos de florestas. Com certeza, é diversão garantida para a garotada! A primeira vez que fomos ao Rainforest Café foi na antiga unidade que ficava no hotel MGM Grand em Las Vegas (foi fechada em 2015 e, reaberta próxima ao Miracle Mile Shops e ao cassino Planet Hollywood).
Red Lobster - fundada na Flórida, com um nome sugestivo (Lagosta Vermelha, em tradução literal) tendo como foco pratos preparados com frutos do mar. O cardápio é bem variado e inclui opções de massas, carnes e pratos com frango.
Red Robin Gourmet Burgers - fundada em Seattle e, atualmente, com sede no Colorado, a rede Red Robin é uma hamburgueria que serve hambúrgueres na versão gourmet. O cardápio conta com muitas opções de hambúrgueres, petiscos e uma carta variada de bebidas.
T.G.I. Friday’s - fundada em Nova York, mas com sede no Texas, o nome da rede significa “Thank Goodness It’s Friday”, algo como “Graças a Deus é sexta-feira”! Os garçons do restaurante costumam vestir roupas que lembram fantasias coloridas, deixando o clima bastante descontraído. O foco do restaurante são pratos americanos e petiscos. As unidades brasileiras do restaurante foram fechadas em 2010, mas a empresa diz ter planos de retornar ao país.
The Cheesecake Factory - arede californiana de restaurantes já era muito famosa quando começou ser citada na série de TV “The Big Bang Theory”, caindo nas graças dos brasileiros. O cardápio do restaurante é gigantesco apresentando opções variadas de pratos americanos, massas, carnes, saladas, sanduíches e, claro, das famosas cheesecakes que são servidas em muitos sabores diferentes. Curiosidade: não há nenhuma loja da rede na cidade de Nova York.
The Counter Burger - fundada em Santa Monica, na Califórnia, a rede é especializada em servir hambúrguer gourmet customizado. O cliente senta-se e na mesa há um formulário para você escolher o que quer incluir no seu sanduíche: tipo de queijo, cebola, tomate, alface, etc.
The Melting Pot - para quem gosta de fondue, a boa pedida é o restaurante “The Melting Pot”. Não é o legítimo fondue suíço, mas um fondue americanizado, preparado na própria mesa em frente ao cliente. Há várias opções interessantes de sabores. Leia mais sobre nossa visita ao The Melting Pot.
Wendy's - uma das principais concorrentes do McDonald's nos Estados Unidos, a rede de lanchonetes Wendy's soma mais de 6 mil restaurantes por lá. Hoje, mais de 20 países contam com unidades da marca, com meta de aumentar ainda mais os números. Em meados dos anos 1990, a rede tentou chegar ao Brasil, sem sucesso. Poxa...
Taco Bell - inspirado na culinária mexicana, o Taco Bell é uma das maiores redes nos Estados Unidos nesse sentido. Além do famoso taco, por lá você encontra outras delícias do país. Com o boom dos restaurantes mexicanos no Brasil, pode-se esperar que a loja queira abrir as portas por aqui.
Dunkin' Donuts - teve uma breve passagem no Brasil, até meado dos anos 2000. Depois disso, surgiram alguns genéricos, mas nenhum superando as famosas rosquinhas da casa. Agora, o país volta a ser um forte concorrente para que a marca abra as suas portas. Vamos aguardar!
Cafeterias (Starbuck’s / Peet’s Coffee & Tea / Tim Hortons / Corner Bakery Cafe / Dunkin’ Donuts) - depois de tanta comilança, um cafezinho vai bem não é mesmo? Quando você visita os Estados Unidos no inverno, estas cafeterias são verdadeiros oásis provedores de bebida quente e wifi gratuito! Praticamente todo mundo conhece a Starbuck’s, uma empresa nascida em Seattle (contamos sobre nossa visita à histórica primeira loja da Starbuck’s neste post), mas muita gente nunca ouviu falar na californiana Peet’s Coffee & Tea, na canadense Tim Hortons e na texana Corner Bakery Cafe que também são ótimas opções para um cafezinho. E para completar, um café com Donuts na Dunkin’ Donuts, que tem sua sede no estado americano de Massachusetts.
Bônus: In-N-Out Burger - Não é exatamente uma dica de restaurante, mas não poderíamos deixar falar sobre o In-N-Out Burger. A rede de fast food produz hambúrgueres simples com poucas opções no cardápio (só tem hambúrguer, cheeseburger ou duplo cheeseburger e batata frita), a preços muito baixos e é sucesso total na Califórnia. Não sabemos o porquê de ser quase uma atração turística para quem vem para o “estado dourado”. Os críticos dizem que os hambúrgueres são diferenciados porque a rede usa ingredientes frescos e também respeita os funcionários pagando salários e benefícios dignos. A marca até é comentada no filme cult dos irmãos Cohen “O Grande Lebowski” (1998).