Vistos
Vistos para brasileiros
Conhecer diferentes partes do mundo é, sem dúvida, o sonho de muitas pessoas. Mas antes de decidir quais lugares visitar, é importante verificar a obrigatoriedade do visto para brasileiros.
Os portadores do passaporte brasileiro são isentos de visto de turista em mais de 150 países. Já em outras localidades é necessário solicitar o documento que permite a entrada de estrangeiros, mesmo como turistas.
Além disso, é preciso verificar se os países de trânsito – ou seja, aqueles que fazem parte das escalas/conexões em sua viagem – também exigem vistos.
A emissão desses vistos é de competência e soberania exclusiva de cada nação. Cada local, inclusive, utiliza critérios e exigências diferentes para isso.
Dicas: Para dar início à requisição do visto para qualquer lugar do mundo, esteja com o seu passaporte em mãos. Caso não o tenha, providencie. É rápido e fácil.
Para te ajudar nesse processo, preparamos uma lista com alguns dos países que precisam desse documento. E, para facilitar, utilize o menu lateral e vá direto no destino de sua preferência.
Estados Unidos: Visto americano
Planeja viajar para os Estados Unidos? O destino é um dos que exigem o visto para brasileiros. Para obter a documentação de turista, é preciso preencher o formulário DS-160, disponível no site do Departamento de Estado dos EUA.
Ao se registrar no portal, é aconselhável que o requerente guarde as informações pois, caso não consiga preencher o documento no mesmo dia, é possível acessá-lo posteriormente.
As perguntas são em inglês, mas há a opção de traduzi-las para o português. No formulário, é necessário incluir dados básicos e pessoais, como, por exemplo, nome completo, data de nascimento, endereço de residência, formação profissional, estado civil, dentre outros
Entrevista Consulado Americano no Brasil
De todo o processo para emissão do visto americano, a entrevista no Consulado é a parte mais temida. Mas, de uma coisa se pode ter certeza: não é tão complicado assim. É, aliás, relativamente simples. Basta confirmar todos os dados que você já preencheu no formulário.
Ah, e não se esqueça! No dia dessa entrevista, leve o maior número possível de documentos que comprovem as informações preenchidas no formulário DS-160.
Dica: Veja o passo a passo completo que preparamos de como emitir o visto americano.
Europa: Visto europeu
A Europa é, com toda a certeza, onde estão muitos destinos dos sonhos. Muitos viajantes têm planos de conhecer o Velho Continente. E, por isso, muito é perguntado sobre o visto europeu para turismo. Ele existe? A nossa resposta é: depende!
Se a sua viagem for como turista, por até 90 dias, você não vai precisar solicitar um visto prévio para a maioria dos países europeus. Mas, se a sua intenção for a de residir em algum país, você precisará de visto sim. A solicitação e as regras variam de acordo com o tipo de visto solicitado (estudo, trabalho, investimento, etc) e de país para país.
Mas, atenção! A partir de 2021, quem for visitar países europeus precisará preencher um formulário eletrônico do Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem (Etias) com dados pessoais, além de informações como: se já esteve em áreas de conflito, se tem doenças pré-existentes, se possui histórico criminal e que países visitou anteriormente.
Dessa maneira, a autorização de viagem será válida por três anos ou até a expiração do passaporte brasileiro registrado.
Dica: Vai viajar para a Europa? Confira o nosso conteúdo completo sobre qual a documentação necessária!
Japão: Visto japonês
O Japão é um dos países que exigem vistos para brasileiros. Mas, não é tão complicado e nem requer entrevista (como o visto americano). Porém, existem alguns detalhes e passos que precisam ser cumpridos.
Para dar início ao processo de emissão, deve-se seguir uma lista de documentos e levá-los ao Consulado Japonês da sua região. Inclusive, o primeiro passo é saber em qual consulado você deverá comparecer. É importante considerar o seu endereço de residência.
Caso não haja um Consulado no estado onde mora, uma boa notícia: o Centro de Visto Japonês (CVJ) recebe os documentos de solicitação via Correios. Basta acessar o site e conferir se sua região está incluída.
No momento de tirar o visto, é preciso entender que existem diversos tipos de documento para o Japão. Entre os mais comuns estão: turismo, trabalho e estudo. Então, se o seu foco é turismo, fique atento a essa opção!
Dica: Acesse o nosso site e veja o passo a passo para tirar o visto para o Japão!
China: Canadense
Com as NOVAS REGRAS DE ACESSO AO CANADÁ, além de precisar fazer o teste de PCR para Covid-19 na chegada ao país, o viajante deverá aguardar o resultado se hospedando três noites em um hotel indicado pelo Governo Canadense. Depois precisará cumprir uma quarentena de 14 dias e todos os serão por conta do passageiro!
Os consulados e VACs do Brasil regressaram o atendimento parcial priorizando aos vistos de estudos. Porém, se você deseja requerer um visto canadense de turismo, estudos ou negócios, é possível DAR ENTRADA NO PEDIDO DE VISTO, uma vez que o sistema eletrônico do Consulado Canadense não parou de funcionar, somente o atendimento para realizar a biometria é que ficou suspenso temporariamente durante algumas fases da pandemia do COVID-19.
China: Visto chinês
A China – terceiro país mais visitado do mundo – tem se tornado, cada vez mais, um destino turístico valorizado pelos brasileiros. E, quando o assunto é o visto, existem diversas modalidades para quem pretende visitar a China, considerando as várias motivações: turismo (L), negócios (M) e finalidades particulares (Q2 ou S2).
Os documentos necessários para o processo são:
Passaporte brasileiro (original e cópia);
Formulário de visto preenchido e com foto;
Comprovante de renda individual;
Confirmação de reserva da hospedagem e da passagem aérea.
Com o passaporte em mãos, você vai precisar imprimir um formulário disponível no site do Consulado Chinês.
Hong Kong
Dica: Apesar de Hong King estar localizado na China, o mesmo não segue as regras para o visto chinês. Brasileiros tem isenção de visto para Hong Kong para turismo para até 90 dias.
Egito: Visto egípcio
Antes de viajar para qualquer lugar, é sempre importante verificar a exigência de vistos para brasileiros no caso de turismo. E, se o seu destino é o Egito, saiba que o visto para brasileiros é, sim, obrigatório.
A gente sabe que muitos temem a emissão do documento. Mas, não é o caso. Para se ter uma ideia, entrar no Egito pode ser mais prático do que você imagina. Existem duas maneiras de obter o visto: no Brasil, antes de viajar (nos consulados de Brasília ou do Rio de Janeiro); ou no desembarque em qualquer aeroporto ou postos de fronteira no Egito. Nada complicado, não é mesmo?
O visto de turismo para o país dos faraós é válido por 30 dias, podendo, inclusive ser renovado por mais 30, totalizando 60 dias de permanência legal no país.