Canadá: Visto canadense
Quem pretende visitar a turismo hoje, deve saber que existem duas modalidades de visto canadense: o eTA, que é uma autorização eletrônica de viagem, e o visto convencional de turismo.
Importante alertar que nenhuma das duas aplicações é garantia de aceitação, mesmo você preenchendo todos os requisitos, e que o visto também não é certeza de entrada no Canadá, cabendo uma última análise do oficial de imigração na porta de entrada do país.
Para voos que têm conexão no Canadá também é exigido visto, mas nesse caso ele não tem custo. Basta informar na aplicação quando for escolher seu tipo de visto.
O visto de turismo não dá direito a trabalhar nem a estudar no Canadá, a não ser que seja um curso com duração inferior a 6 meses ou 24 semanas, que é o prazo máximo para estadia no país com esse tipo de visto.
Como tirar o visto canadense
O que é eTA?
ETA é um visto de turismo mais barato e com processamento mais rápido do que o visto de turismo convencional e está disponível desde o início de 2017 para os cidadãos brasileiros.
Serve apenas para entrada no país por via aérea. Entradas via terrestre ou marítima continuam precisando do visto tradicional.
Quem pode solicitar o eTA?
Qualquer brasileiro que tenha um visto dos Estados Unidos válido ou que já teve um visto canadense nos últimos 10 anos.
No caso de várias pessoas da mesma família, é necessário uma aplicação e um pagamento por pessoa. Esse visto não é analisado em conjunto, pois pode ser que nem todos os membros da família sejam elegíveis ao eTA.
Quanto custa e qual a forma de pagamento do eTA?
O eTA tem um custo de C$7.00. O pagamento é feito, somente através de cartão de crédito, diretamente no site ao final da aplicação. Confira antes se você é realmente elegível a esse tipo de visto, pois essa taxa não é reembolsável.
Como solicitar o eTA?
1. Reunir a documentação necessária para tirar o visto canadense - os documentos exigidos são: passaporte com validade mínima de 6 meses, cartão de crédito e endereço de e-mail válido.
2. Preencher os formulários - Preencher o formulário no site do Governo do Canadá. O formulário tem um tempo máximo de preenchimento, então esteja com toda a documentação por perto antes de iniciar o processo, como passaporte e visto americano, se esse for o seu caso. Em caso de dúvidas, eles possuem um manual em português explicando o passo a passo do preenchimento e do processo de forma bem detalhada.
3. Pagamento da taxa - Fazer o pagamento da taxa, de acordo com as instruções do site, ao final do preenchimento do formulário. Imprima seu recibo, pois ele não estará disponível para impressão posteriormente.
Em quanto tempo sai a resposta do eTA?
A resposta, positiva ou não, costuma chegar em alguns minutos no e-mail indicado na aplicação, mas é possível levar até uma semana. Em algumas situações, documentos adicionais também podem ser solicitados.
Para o embarque não é necessário apresentar nenhum documento ou papel sobre o eTA, nem mesmo o e-mail de confirmação. Como o visto é eletrônico, ele constará no sistema de check-in das companhias aéreas e do oficial de imigração na entrada no Canadá.
Qual a validade do eTA?
Ele tem validade de 5 anos ou limitada ao vencimento do passaporte – o que ocorrer primeiro. Se você precisar renovar o seu passaporte será necessário solicitar um novo eTA para entrar no país novamente.
O que é TRV? - TRV é o tradicional visto de turismo canadense, obrigatório para entradas via marítima, terrestre e aérea (atenção: o TRV para entrada aérea deve ser solicitado apenas por quem não tem o eTA).
Quem pode solicitar o TRV? - Qualquer cidadão brasileiro que queira visitar o Canadá e não seja elegível ao eTA.
Quanto custa e qual a forma de pagamento do TRV? - A taxa básica é C$ 100.00 por pessoa ou C$ 500.00 para famílias de 5 ou mais pessoas. Atualmente, é preciso fazer a biometria e o custo adicional é de C$ 85.00 por pessoa ou C$ 170.00 para família de 2 pessoas ou mais. Existe uma parte no site que explica os detalhes e lista algumas exceções a biometria, como menores de 14 anos.
As taxas não são reembolsáveis e os valores podem mudar a qualquer momento, sem aviso prévio.
Como solicitar o TRV?
1. Reunir a documentação necessária - O site do governo do Canadá oferece uma lista de documentos que são necessários e disponibiliza um check-list. O arquivo é o IMMI 5484 e está disponível no site deles. A documentação básica é:
Comprovante de pagamento da taxa básica de aplicação;
Cópia das folhas do passaporte que contenham seu nome e demais dados pessoais, sua foto e número do documento;
Duas fotos, de acordo com os padrões contidos no manual;
Comprovação financeira;
Certidão de Casamento;
Carta com suas intenções no país, explicando o propósito da sua viagem.
Coloque os documentos na ordem em que eles aparecem no check-list e não se esqueça que documentos adicionais podem ser solicitados para a avaliação do visto.
2. Preencher os formulários - Complete os formulários de acordo com seu caso. Existe um formulário básico e outros extras para quem vai aplicar para uma família ou para casais em situação de união estável, por exemplo. Preencha todos sempre com informações verdadeiras.
No final do preenchimento online o sistema vai gerar um código de barras para cada aplicante.
3. Pagamento das taxas - O pagamento deve ser feito também no site do governo, que dará a você todas as instruções para o pagamento das taxas indicadas acima. É necessário tem um e-mail válido e cartão de crédito. Salve duas cópias do seu comprovante de pagamento, pois ele não estará disponível novamente. Anexe uma cópia aos documentos que serão enviados e guarde a outra com você.
4. Submeter a aplicação - Nessa etapa você tem a opção de enviar a solicitação online ou pessoalmente em um CVAC (Canadian Visa Application Centre), que no Brasil é representado pela VFS Global. Um intermediário entre os aplicantes e o consulado canadense que analisará as solicitações.
A VFS Global tem três escritórios no Brasil: Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. Os endereços, horários de funcionamento e outras informações atualizadas sobre os postos de atendimento podem ser obtidos no site da VFS Global Brasil.
Online
Você vai precisar de um scanner ou câmera para fazer cópias dos documentos solicitados e criar um único arquivo para submeter no site (um arquivo por pessoa). Siga as instruções contidas no manual e no site. Caso seu visto seja aprovado, você receberá um e-mail com uma solicitação de envio do passaporte.
Eles precisam ser enviados a VFS, de acordo com as instruções que serão enviadas e comprovante de pagamento de uma taxa de transmissão de C$ 27.93 por pessoa. Eles podem ser entregues pessoalmente em um escritório da VFS ou via postal, também de acordo com instruções disponibilizadas pela VFS.
Quando os passaportes com os vistos estiverem prontos, você receberá um outro e-mail avisando e poderá buscá-los no CVAC ou receber em casa, mediante uma taxa de envio que precisa ser paga antes do envio do passaporte ao CVAC.
Em um CVAC
Nesse caso, além da taxa básica do visto, há o pagamento de uma taxa de serviço de C$ 34.91 por pessoa, e os passaportes já são enviados para o consulado no mesmo envelope que a documentação e os formulários preenchidos.
Para o retorno do passaporte, você tem as mesmas opções de quem aplicou online: retirar no CVAC ou pagar uma taxa para que o documento seja enviado para a sua casa. O pagamento dessas taxas é feito na hora na VFS, e apenas cartão de débito é aceito como forma de pagamento.
Os Centros de Solicitações de Vistos do Canadá também disponibilizam alguns outros serviços no local, como terminal para preenchimento dos formulários, xerox de documentos, auxílio no preenchimento dos formulários, cada um com um custo extra diferente.
Em quanto tempo sai a resposta do visto canadense?
De acordo com o site oficial, o tempo de processamento hoje está em 12 dias, mais o tempo de envio e de retorno dos passaportes, mais o tempo da biometria, caso seja solicitado.
Você pode acompanhar o tempo de processamento no site oficial do Governo do Canadá.
Parece complicado, ainda mais pelo fato do site ter apenas versão em inglês e em francês, mas os manuais disponibilizados por eles facilitam bastante e respondem as dúvidas mais frequentes. E ao final de tudo, a recompensa: as paisagens maravilhosas do Canadá à sua espera!
Qual a validade do TRV?
Ele tem validade entre 6 meses a 10 anos dependendo da data de expiração do seu passaporte. Ou seja, ele vence quando o seu passaporte vence. Se você precisar renovar o seu passaporte será necessário solicitar um novo TRV para entrar no país novamente.